Sociedade de Controle e nomes múltiplos: o caso Black Bloc
Seminário de Projetos - Pimentalab Dia 9 de abril das 17:30 às 19:30 Sala 224 - Unifesp Guarulhos Av. Monteiro Lobato; 609 (Campus Provisório)
Projeto de Iniciação Científica de Renato Ponzetto Aymberé
Título: Sociedade de Controle e nomes múltiplos: o caso Black Bloc
Texto disponível aqui
“Podemos definir nomes múltiplos como uma forma de se organizar politicamente em que um grupo de pessoas que adotam o mesmo pseudônimo e com ele passam a assinar manifestações das mais variadas naturezas, de intervenções artísticas ao hackeamento de sites; da destruição de símbolos da propriedade privada empresarial à autoria de livros.
Há dois tipos de nomes múltiplos, os abertos, onde, à priori, qualquer pessoa pode fazer utilizar o nome; e os fechados, em que apenas certas pessoas podem fazer uso do nome. Para estudar as relações de poder dentro de um nome múltiplo, optamos por analisar como se organiza o nome múltiplo Black Bloc, ou seja, procuramos compreender se dentro desse nome múltiplo alguns dos indivíduos que o constituem tem mais poder que outros, além de analisar a forma como o Black Bloc se enxerga e se promove em redes sociais e comunicados e, também, como a mídia os trata.”