Oficina Professores Sociologia 2013
A importância do tema
A oficina “Comunicação” foi uma tentativa de interação e promoção da sensibilidade dos professores da rede pública de Guarulhos para usos alternativos das tecnologias da informação através da realização de experiências de campo, registro multimídia, sistematização e publicação online, mobilizando principalmente outras linguagens além da escrita (fotografia, audiovisual, cartografia).
A proposta foi promover uma experiência com os docentes que aguçasse a percepção para determinadas práticas, discussões e problemas relacionados ao uso das tecnologias digitais e sua relação com a vida cotidiana e o ensino de sociologia, tais como: as formas como as paisagens midiáticas se apresentam na cidade; como se coloca o direito à comunicação em nosso cotidiano; a relação entre ciberespaço e territórios materiais; e como as tecnologias modificam nossas formas de acesso à informação, comunicação e organização social.
Para que serve?
1. Desenvolvimento e difusão junto aos participantes, de novas habilidades direcionadas à apropriação tecnológica que permitam uma utilização alternativa dos dispositivos de comunicação digital;
2. Produzir novos conhecimentos sobre os processos sócio-organizacionais numa determinada região e sua relação com a dinâmica comunicacional. Quais as mudanças na ecologia comunicacional de uma determinada região? Como ela se relaciona ao direito à comunicação, às formas de acesso, regime de propriedade e práticas de uso das tecnologias de informação?;
3. Desenvolvimento e difusão de metodologias sócio-culturais de produção colaborativa de conhecimentos através de TICs voltadas à pesquisa social aplicada.
Oficina
A oficina foi programada para ser realizada em dois dias (29/08 e 05/09) com intervalo de uma semana para dar tempo de organizar o material produzido no primeiro dia.
1º dia de Oficina
No primeiro dia da oficina após a chegada e apresentação de todos os participantes foi criado um pad coletivo, onde os professores colocaram seus nomes, emails e apresentaram algum blog que já possuíam, após esse momento, foi feita a apresentação dos objetivos da Oficina, introduzindo algumas questões sobre comunicação, tecnologias e sociedade. Logo após foram apresentados outros trabalhos do Pimentalab e seguiram algumas ações planejadas para a Oficina como a criação de listas de discussões e a ferramenta para criação de questionário do Google Docs, onde os professores responderam um questionário sobre Modos de Uso da Internet.
Após um intervalo, foi iniciada uma breve discussão sobre “Comunicação”, buscando refletir sobre as concepções que giram em torno do tema, suas formas, acesso, seu papel em nossa vida cotidiana, etc.

Confira abaixo o relato do percurso dos dois grupos:
- Relato grupo 1 (lan house/telecentro)
O primeiro grupo ficou de fazer um percurso até a “Lan WEB” e depois voltar ao Telecentro localizado no CEU-Pimentas. Pelo trajeto os(as) professores(as) se depararam com a comunicação nas suas mais diversas expressões: o Palhaço Abobrinha, que usa o facebook para divulgar seu trabalho; a Banca “Deus é Fiel” do vendedor de panelas e seu rádio usb; a Banca de Jornal que não costuma atrair muitos jovens e também aproveitaram para entrevistar alguns senhores que encontraram pelo caminho a fim de perceber como a comunicação se alterou ao longo do história.
Ao chegar no primeiro destino, a Lan House, tivemos a oportunidade de entrevistar tanto o funcionário quanto uma usuária a respeito dos meios de comunicação mais utilizados naquele estabelecimento. Após as entrevistas na Lan House, que confirmaram um “prognóstico” sobre os modos de uso da comunicação na internet (facebook), voltamos para o CEU-Pimentas a fim de entrevistar usuários(as) e os monitores do Telecentro Tecnologia Cidadã, da prefeitura de Guarulhos.
Embora seja considerado um espaço que visa não só o acesso indiscriminado da internet, mas também um espaço de formação e orientação pedagógica, as entrevistas trouxeram à tona um modo de uso bem próximo ao da Lan House.
Entrevistas:
Lan House – https://soundcloud.com/pimentalab/sets/entrevistas-oficina-pimentalab
Telecentro – https://soundcloud.com/pimentalab/sets/oficina-pimentalab-telecentro
- Relato grupo 2 (Hospital e Centro de referência DSTs)

O segundo grupo fez um percurso em direção ao centro de referência em DSTs/Aids do Parque Jurema, no caminho passamos pelo Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso, onde os professores observaram o local e abordaram algumas pessoas, levantando questões consideradas relevantes para o grupo como a presença e visibilidade da UNIFESP no bairro, por exemplo. Passamos também por duas escolas públicas onde os professores observaram os muros das escolas e o que eles comunicavam. Chegando no Centro de Saúde – SAE Carlos Cruz, fomos recebidos pela psicóloga responsável pelo Centro. Ela nos falou sobre as formas de comunicação com a população local estabelecidas pelo centro e o posicionamento da prefeitura em relação a essas ações, assim como alguns obstáculos enfrentados nesse processo. Os professores levantaram questões e observaram o local. O registro do encontro se deu pela captura de áudio e fotografias. No retorno passamos por uma Lan House localizada na Av. Jurema e retornamos para nos encontrarmos com o outro grupo. Durante todo o trajeto, os professores registraram com fotografias as formas de comunicação mais relevantes que perceberam no bairro como os carros de som, lambe-lambe, grafite e faixas.
2º dia de Oficina
Já o segundo dia da Oficina teve início com uma conversa sobre os possíveis desdobramentos da primeira parte da Oficina no cotidiano dos professores. As questões centrais foram retomadas como: O que é comunicação? Como a cidade se comunica? E o que podemos aprender de maneira sensível, olhando, ouvindo ou caminhando pelo bairro, pela cidade.
O material produzido na saída de campo foi analisado, observando e discutindo sobre as fotografias, mapas e áudio coletados.
Na segunda parte do dia houve uma breve discussão a respeito das mídias livres, com a apresentação de um vídeo sobre rádio livre, produzido por colegas da universidade, entre eles uma das alunas integrantes do Pimentalab. Também foi discutido a importância da utilização de softwares livre, compreendendo que a utilização dos mesmos traz consigo um posicionamento político, uma vez que priorizam a liberdade do usuário e possibilitam uma cooperação livre, sem permissões, dos usuários e desenvolvedores.
Blog – Sociologia Global
Na construção do blog o primeiro passo foi escolher um nome, que deveria fazer sentido para o trabalho realizado, ao mesmo tempo que não restringisse possibilidades futuras de uso. Decidimos então que seriam produzidos dois posts, sobre as experiências dos dois grupos durante o trabalho de campo realizado no primeiro encontro. Os professores redigiram textos sobre suas experiências e reflexões e escolheram as imagens que acompanharam os posts.
Após isso, os professores colocaram a “mão na massa” para a construção do blog com os materiais produzidos durante a oficina. Nesse processo eles tiveram contato com os processos para subir fotos e textos para um blog além de participar ativamente na escolha do template. Também foram apresentados à edição de imagens, áudio e mapas.

Tutoriais produzidos a partir da oficina:
- Escrita coletiva (etherpad) – https://extensao.milharal.org/2013/11/11/tutorial-escrita-coletiva-etherpad/
- Lista de discussão (riseup e google) – https://extensao.milharal.org/2013/11/04/tutorial-criar-lista-de-discussao-e-mail/
- Questionário (revisar e adicionar introdução) – https://extensao.milharal.org/2013/11/04/tutorial-questionario-google-docs/
- Criar Blog WordPress – https://extensao.milharal.org/2013/11/04/1652/
- Mapeamento (OpenStreetMaps e GoogleMaps)
- Registro do Percurso com GPS: Como usar OpenStreetMap Tracker para Android – https://extensao.milharal.org/2013/03/21/tutorial-registro-do-percurso-com-gps-como-usar-openstreetmap-tracker-para-android/
- Como inserir fotografia Google Maps – https://extensao.milharal.org/2013/03/28/tutorial-como-inserir-uma-fotografia-no-google-map
- Edição de áudio (audacity) – https://extensao.milharal.org/2013/11/10/tutorial-audacity-edicao-de-audio/
- Compartilhando áudio na internet (soundcloud) – https://extensao.milharal.org/2013/11/04/tutorial-compartilhando-arquivos-de-audio/
Relatos da Oficina
Racin – https://extensao.milharal.org/2013/10/19/rlato-oficina-professores-racin/
Marcella – https://extensao.milharal.org/2013/11/09/relato-oficina-professores-marcella/
Aymbere – https://extensao.milharal.org/2013/11/10/relato-oficina-professores-aymbere/
Juliana – https://extensao.milharal.org/2013/11/10/relato-oficina-professores-juliana/
Profª Aureni – https://extensao.milharal.org/2013/11/10/relato-oficina-professores-prof-aureni-2/
Profº Ricardo – https://extensao.milharal.org/2013/11/10/relato-oficina-professores-prof-ricardo/
Profª Maria José – https://extensao.milharal.org/2013/11/10/relato-oficina-professores-prof-maria-jose/
Roteiros da Oficina
https://extensao.milharal.org/2013/11/11/roteiros-oficina-professores/
Galera de fotos (making-off)
https://extensao.milharal.org/2013/12/04/fotos-oficina-para-professores-de-sociologia/
Entrevistas
https://extensao.milharal.org/2013/11/08/oficina-professores-sociologia-entrevistas/