Encontro de Culturas Populares e Tradicionais
O Encontro de Culturas Populares e Tradicionais, aconteceu entre os dias 1 e 6 de outubro no SESC Itaquera, zona leste de São Paulo. Ele buscou reunir presencialmente os membros da Rede de Culturas Populares e Tradicionais que existe desde 2006, tendo como um de seus principais objetivos avaliar as políticas públicas de cultura dos últimos 10 anos e também fazer novas proposições sobre as mesmas. Assim, junto às reuniões dos colegiados regionais do Conselho Nacional de Cultura, dentre outras, ocorreram rodas de conversa temáticas com a participação de representantes de comunidades tradicionais e associações comunitárias, coletivos, pesquisadores, ONGs, agentes do Ministério da Cultura e etc.
Uma dessas rodas foi a de Democratização dos meios de comunicação. Ali acompanhei as discussões nos dias 4 e 5, quando os participantes redigiram suas propostas relativas ao tema dentro de quatro eixos: Infraestrutura, Fomento, Formação e Distribuição, além de uma moção de apoio ao “Marco Civil da Internet”, como forma de garantir a democracia e diversidade na comunicação. O resultado do processo foi um documento amplo, mas não genérico, no que diz respeito ao alcance das pluralidades culturais presentes ou não no local. Tais propostas foram votadas em plenária durante o vento.
Porém, a questão da Democratização dos Meios de Comunicação não pareceu ser o foco da atenção dos membros da rede que participavam do evento, tendo poucas pessoas na tenda em comparação às outras rodas de conversa.
Paralelo às reuniões, oficinas e assembléia, ocorreram durante todos os dias manifestações culturais de grupos tradicionais de diferentes regiões do Brasil.
Juliana
Para maiores informações: http://culturadigital.br/comunicadiversidade/
Relatório Final do Seminário para Indicação de Políticas Públicas para Cultura e Comunicação: http://culturadigital.br/comunicadiversidade/2013/05/19/1-seminario-relatorio-final/