Tipologias Imagéticas – prática fotográfica nas manifestaões
Dia de Nacional de Lutas em São Paulo, 11 de julho de 2013.
Uma manifestação feita de muitos atos. Neste dia, juntamos os integrantes do Pimentalab – projeto de extensão da Unifesp (http://extensao.milharal.org) para produzir um registro imagético coletivo das movimentações de rua. Muitos de nós haviam participado das manifestações de rua durante as “jornadas de junho”, em torno das reivindicações pelo Passe Livre.
Diante da convocação pelas centrais sindicais deste Dia Nacional de Luta, resolvemos fazer um simples exercício de documentar uma parte da manifestação em São Paulo, tendo em mente as experiências vividas nos outros protestos do junho, uma vez que naquele momento as manifestações tiveram uma outra organização e participação social. Interessava-nos pensar, através do registro visual, as semelhanças e as diferenças entre esses momentos. Partíamos de algumas questões:
em que medida a visualidade da manifestações dá a ver outras composições e modos de se fazer política? Como as pessoas e organizações participam do ato? Quais os símbolos e recursos utilizados? Quais as formas de uso e ocupação do espaço público? Quais as práticas, repertórios e estratégias de reivindicação?
Com essas questões na cabeça mergulhamos nas marchas. Vamos publicar aqui os ensaios produzidos neste dia por cada um de nós e depois tentaremos organizá-las numa espécie de tipologia imagética. Para cada ensaio, escreveremos um pequeno comentário com as impressões sobre o ato e suas imagens.